top of page

NOSSO TEMA

sem_assin_azul_play.jpg

      A ser sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o XL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL) trará como tema: "As Letras das Favelas: Construções e identidades insurgentes”. O objetivo principal do encontro é refletir e construir modos de incluir  o conhecimento que nasce de espaços marginalizados nos âmbitos acadêmico, político e cultural, observando e interagindo com as identidades insurgentes que abundam nas periferias carioca e fluminense, considerando, principalmente, as suas contribuições linguísticas, literárias e educacionais.

     É sabido, infelizmente, que a academia insiste em se distanciar dos espaços e das pessoas periféricas da nação por influência direta da sua cultura elitista, construída numa base histórica que passa desde assimilações eurocêntricas do conceito de ciência até reproduções de opressões oriundas de períodos antidemocráticos e mesmo abertamente repressivos do nosso país. Tendo em vista o panorama atual político, de sucessivos cortes nos orçamentos das ciências e da educação, torna-se imperativa a necessidade de buscarmos meios de resistência e construção da identidade da Letras no Brasil, pois nossa área enfrenta absurdos como a tentativa de proibição de termos em nossas salas de aula ou mesmo o impedimento e a censura de certos temas. Essas ameaças exigem uma postura ativa, propositiva e combativa de quem se propõe a construir conhecimento livre para uma sociedade igualmente livre.

      Logo, mais do que nunca, é importante trazer à luz questões desses grupos marginalizados a fim de refletirmos nossas práticas enquanto futuros e já profissionais, para não perpetuarmos uma educação excludente, tendo em mente que as discussões devem primar pelo protagonismo desses grupos e não tratá-los como meros objetos a serem puramente analisados. Por fim, esperamos que o XL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - UFRJ seja um amplo espaço de trocas e reflexões ricas, com o intuito de repensar e melhorar nossa formação como seres humanos e profissionais em Letras, pois como pessoas que acreditam na educação como ferramenta de transformação social, faz-se necessário proporcionar momentos em que debates como esse aconteçam.

       Minerva é a Deusa símbolo da UFRJ. Filha de Júpiter, o deus dos deuses na mitologia romana, ela nasceu já adulta, portando escudo, lança e armadura. É a deusa da sabedoria, da ciência, das artes e da estratégia de guerra. Seu animal favorito é a coruja, também relacionado à sabedoria. Foi inspiradora de todas as artes e protetora de todos os ofícios sendo, portanto, escolhida como símbolo da maior universidade do Rio de Janeiro. Na intenção de trazer representatividade para a edição XL do ENEL, resolvemos trazer Minerva para a realidade das quebradas cariocas.         

     Ao fundo, vemos uma favela colorida e viva atrás da mulher negra, sob os olhos do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Atrás da estátua, há os morros do Pão de Açúcar, famoso ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro.

       Para fechar o cenário podemos ver uma representação do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, para que mesmo após o incêndio ocorrido em setembro, não esqueçamos de seu legado acadêmico, científico e cultural. 

47580537_618428408588575_344720615553158

NOSSA ARTE

bottom of page